27 de abr. de 2014

Coisas das quais NINGUÉM conta para você: A Amamentação

Geral! Toda mulher morre de medo sobre esse assunto. Não medo de "oh vai se assombrar pro resto da vida!" E sim aquele medo "Vou conseguir?"; "Meu leite é bom!"; "Vou ter leite?" Entre vários outros.

Ai né, domingão, com um monte de trabalho para fazer, o que resolvi fazer? Pesquisar sobre a amamentação!!!! \o/ E viva a protelação! 

Por que, para mim, além desses medos ai em cima, tenho um monte de dúvidas sobre como tirar-armazenar-congelar-descongelar meu leite. Por que né, a Sarinha vai para a escola com 4 meses e preciso treiná-la na mamadeira já no segundo mês; não em todas as mamadas, claro, mas em algumas, para quando ela for a escola, ELA não sofra para mamar. 

Ai resolvi começar a pesquisar por partes, ou seja, desde a preparação dos seios antes dela nascer, como durante e depois. Achei coisas bem interessantes, que vão de acordo com o que eu achava... Claro que, acredito que o/a pediatra vai dar algumas dicas, mas vai que né! 


1. Preparação para a Amamentação

Nada de passar bucha! Isso para mim não fazia lógica, passar a bucha - na minha cabeça - ia só tirar a camada protetora ao invés de ajudar a 'calejar'. Eu acho que o calejamento só vem com a sucção mesmo. 

Outra dica é o sol! Eu não posso tomar sol, logo, passo essa dica .. se eu pudesse, o faria! 

E as massagens: essas o Bin mesmo ja tinha dito para eu fazer e aqui vai como elas podem ser feitas, assim que iniciar o 8o mês da gestação: Segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento cinco vezes com delicadeza, mas com energia. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e uma embaixo do seio. Esse procedimento ajuda na “descida” do leite e pode ser repetido uma ou duas vezes por dia.

E, por fim, alguns lugares indicam e outros abominam o uso das pomadas nos seios. Meu GO disse para eu começar a passar um pouquinho no bico, todos os dias, assim que entrasse no 8o mes.. logo, semana que vem! 

2. Dicas para a amamentação

Nesse link tem bastante dicas legais, a meu ver tá genty... e claro, acho que também, cada mãe aprende algo sobre isso e do seu jeito.

Meu dentista também vem dando dicas de como segurar o bebê, a importância  da sucção e
tals, pensando na formação da arcada dentária do bebê.

Mas, do link ai de cima, a dica que mais gostei foi essa abaixo:

Ignore conselhos errados
Sim, eles irão aparecer e você pode ignorá-los. Sempre haverá uma mãe, sogra ou amiga que vai te dizer que seu leite não está sendo suficiente e seu bebê está com fome, que chás podem ser dados para aliviar a cólica do bebê e que você está deixando seu filho mimado por permitir que ele fique tanto tempo no seu colo. Também vai ouvir dizer de alguém que se der leite artificial seu filho irá dormir a noite toda porque ele tem é fome. Mas a verdade é que bebês que tomam leite em pó demoram mais tempo para digeri-lo, afinal, ele não foi feito para o nosso organismo. Aliás, não há leite mais adequado para nossos filhos que o leite materno. Seu aparelho digestório ainda não está preparado para receber qualquer outro alimento. Agradeça a dica e a desconsidere.

E por último, porém não menos importante:

3. Como tirar e armazenar o leite

Muito bem explicado nesse link, com um comentário adicional ao final, sobre a mudança no prazo de conservação na geladeira, estipulado pela OMS. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário