15 de jan. de 2014

50 coisas que eu quero ensinar aos meus filhos

Vi esse post e outro dia mesmo, assistindo a super nanny, me peguei pensando nisso : o que eu quero ensinar, passar de valor para meu baby? 

Ai, vou usar o post de base, fazendo algumas alterações com meus valores (e os do meu amado marido também!) 

50 coisas que eu quero ensinar aos meus filhos

1. Dinheiro é importante sim, mas é você que deverá mandar nele e não o contrário;

2. Amor de irmão é raro e por isso deve ser preservado; (no caso do meu baby, os irmãos serão só por parte de pai, mas creio que uma forte e bela amizade pode ser cultivada.

3. Acreditar que as coisas vão dar certo é sempre a melhor alternativa; (ao contrário de mim, que sou pessimista por natureza, isso é uma das coisas que realmente quero que meu baby faça aprenda diferente!)

4. O que importa mesmo são as pequenas coisas, aqueles detalhes da vida; (isso, certeza que o papai vai ensinar; é a cara dele essa frase!)

5. Amigos de verdade não se encontra em qualquer lugar; 

6. Mais importante que fazer novos amigos é cultivar a amizade com os antigos;

7. Às vezes, quem está ao seu lado hoje, não é quem vai te levantar quando você cair; (mas isso, acho que por mais que a gente ensine, só a pratica vai provar para ele, os tombos dele não serão os mesmos que os nossos!)

8. É preciso respeitar os mais velhos, porque um dia você será um deles;

9. É preciso ter fé, acima de tudo; (e também ter Deus em sua vida, em primeiro lugar, sempre!)

10. As coisas nem sempre irão sair como você espera e por conta disso, acontecerão coisas maravilhosas que jamais teriam acontecido se tudo tivesse dado certo;

11. Paciência é o segredo para uma boa relação com as pessoas; (treino, treino, treino - mensagem lembrete para a mamãe aqui!)

12. Nem sempre você entenderá porque as coisas aconteceram daquela forma;

13. Muitas vezes você perceberá que as pessoas são diferentes e por isso se comportam diferente, mas nem por isso elas gostam menos de você;

14. É preciso sempre respeitar a opinião dos outros, mesmo quando você não concordar com ela;

15. É preciso estudar para que se possa ter o que você quiser quando for adulto; 

16. Ser criança e adolescente é infinitamente mais fácil que ser adulto, então, aproveite; (E não queira meu baby, antecipar fatos e acontecimentos! Vai dar saudades depois!)

17. Não faça as coisas esperando algo em troca, porque nem sempre você receberá; ( Mamãe aqui fala isso o tempo todo! Faça por que quer e não por que precisa de algo!)

18. O que aqui você fizer, aqui pagará;

19. A vingança pode parecer uma ótima alternativa na hora da raiva, mas só de cabeça fria é que você perceberá que não vale a pena;

20. Escutar vale mais do que falar; (viu mamãe! E por isso temos dois ouvidos e uma boca)

21. Não é brigando que se consegue as coisas. Nem gritando; (viu mamãe ², aprende antes de ensinar!)

22. Ajude o próximo sempre e como você puder; (e acho que fazer o bem, não importa a quem é sempre válido, independente da cor ou classe social!)

23. Ame sem medo de se machucar, muitas pessoas passam a vida sem conseguir amar alguém;

24. Palavras podem ferir mais do que uma arma;

25. Perdoar não significa esquecer, mas é preciso dar o perdão para quem realmente se arrepende;

26. Todo mundo merece uma segunda chance, inclusive você;

27. Quando errar, peça desculpas, mas não se esqueça que nem sempre irão te perdoar pelos seus erros;

28. Quase tudo se cura com o tempo;

29. Faça sempre o que te dê paz ao coração;

30. Não tenha medo de arriscar, se você não tentar, não saberá o que teria acontecido se tivesse tentado;

31. Quando quiser mudar alguma coisa, comece por você;

32. Você irá se arrepender de algumas coisas ao longo da vida. Seja humilde e assuma isso para os outros e principalmente para você mesmo; (e, importantíssimo: se perdoe filho! é o perdão mais difícil!)

33. Quando você se sentir triste, chore, ponha pra fora seus sentimentos.

34. Se precisar ir até o fundo do poço, vá, mas não se esqueça que no dia seguinte você deverá estar pronto para a próxima! (e mais forte!)

35. Valorize as pessoas que se importam, de fato, com você;

36. Você só conseguirá modificar o comportamento de alguém, se mudar o seu primeiro.

37. Nunca se esqueça de dizer as pessoas o quanto elas são importantes para você; (elas podem não estar aqui amanhã, ou você pode não estar)

38. Trabalhe com alguma coisa que você goste, só assim não carregará um fardo todos os dias; (isso, você verá todos os dias com o papai e a mamãe. A gente ama o que faz e por isso não é um pesadelo acordar de manhã!)

39. Nunca desvalorize uma pessoa, mesmo que pareça que naquele momento ela mereça;

40. Não julgue ninguém, se não quer ser julgado um dia;

41.A cor da pele, orientação sexual, idade ou aparência física não mudam em nada o que a pessoa é por dentro, por isso, respeite todo mundo sempre;

42. Paixão é completamente diferente de amor e você deve aprender a cultivá-las com a pessoa que escolher para passar a vida;

43.Casamento não é algo que possa ser destruído por qualquer motivo. Quando decidir se casar, faça com o coração e com a certeza de que será para sempre (mesmo que por algum motivo não seja); (Lembre-se filho, casamento é algo abençoado por Deus, respeite-o)

44. A natureza é para ser preservada e não destruída. Mesmo que pareça pouco, faça sua parte ao consumir com consciência, separar o lixo e não poluir o ambiente em que vive;

45. Seja honesto com as pessoas e principalmente com você, em qualquer circunstância. Essa história de que “o mundo é dos espertos” não existe. (mesmo que outras pessoas deem aquele jeitinho e consigam "sucesso", será temporário, tudo que é falso cai um dia! Durma todos os dias com sua consciência tranquila!)

46. Sempre olhe as pessoas nos olhos quando estiver falando com elas. (e de um aperto de mão firme )

47. Você não é melhor do que ninguém e ninguém é melhor do que você;

48. Quando as pessoas falarem com você, escute-as. (e não as interrompa!)

49. Ame, muito e a qualquer tempo! Apesar de tudo, amar sempre vale a pena!

50. As roupas, sapatos e acessórios da moda não são tão importantes assim; (é bom sim ter coisas boas, bonitas e de qualidade, mas isso não vem em primeiro lugar, tenha sua vida em ordem antes de pensar em coisas supérfluas) 

Acho que em quase 34 anos, aprendi um pouco e sei que vou cometer muitos erros com você meu filho e terei a humildade de lhe pedir desculpas e talvez a gente aprenda algumas coisas juntos e ao mesmo tempo. Desde já mamãe e papai te ama muito! 


2 comentários:

  1. Que lindo minha irmã!
    Esses passos deve existir anos e anos, pois tenho certeza que a nossa avó quis nos passar isso. Pois é bem o jeitinho dela de ser e de pensar...

    Sei que eu e vc, somos parecidas.. mas no fundo, no fundo...gostariamos de ser melhores...rsrs....

    Amei!! <3

    ResponderExcluir