18 de nov. de 2013

Curiosidade da Semana

Decidi que, toda segunda-feira - hoje é segunda-feira - vou trazer uma curiosidade, daquelas tipo "Mito ou Verdade". Por que, olha, se a gente for por tudo que nos falam...... 

Então, a curiosidade da semana é CERVEJA PRETA FAZ AUMENTAR O LEITE?

Vamos lá!? 

Ouço isso desde criança, lembro inclusive de algumas primas que tomavam em eventos, tipo churrascos de família e festas de fim de ano, dizendo que grávida podia tomar essa cerveja, que era bom para aumentar o leite. E, como esse assunto surgiu no churrasco a que fui sábado, fiquei com isso na cabeça. 

Na minha opinião isso é mito, pelo único motivo de ser uma bebida alcoólica. Se tiver outro ingrediente que contribua, este não pode estar associado ao álcool. E ponto. Então, para corroborar (falei agora que nem minha prima Gi e a amiga Rafa da Ba!)  a minha opinião, fiz uma pesquisa em alguns sites destinados às mamães e saúde. Vejam o que encontrei:

"Essa teoria, contada pelas nossas avós, nunca foi comprovada. Acredita-se que o mito tenha surgido porque as mulheres que ingeriam bebidas eram malvistas pela sociedade: seria, então, a desculpa perfeita para elas tomarem umas e outras."

Nota do blog: cacheira fia!!! sossega a piriquita.. gravidez é um estado! 

"Canjica, cerveja preta, água inglesa e outros alimentos não aumentam a produção de leite. Isso é mito dos mais absurdos. O que faz um bom leite materno é o bebê sugar o peito de maneira correta e uma alimentação saudável."

Fonte: Terra
"De acordo com Maurício Magalhães, pediatra, chefe do Serviço de Neonatalogia da Santa Casa de São Paulo e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), a relação da cerveja escura com a produção de leite materno não passa de um mito."

Nota do blog: ai ó! um dotô falanu! 

"O que realmente influência na produção de leite é beber água", simplifica o obstetra Bruno Derbli."

Nota do blog: e da água também, vem também o fluor suficiente para que o cálcio e o fosforo se fixem adequadamente aos dentes e ossos do bebê - mínimo de 8 copos/dia 

Então tá ai!!! Isso é MITO. Nada comprova que faz bem, e tem vários pontos contras inclusive. E, claro, né genty, este blog é inteiramente de curioso e qualquer dúvida, faz favor de falar com seu doc né. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário